O mantra de Saraswati (Mantra de sabedoria) é uma homenagem à deusa Saraswati, a deusa hindú do conhecimento, música, artes, sabedoria e natureza. No hinduísmo, Saraswati representa inteligência, consciência, conhecimento cósmico, criatividade, educação, iluminação, música, artes, eloquência e poder:

 

OM SHREEM HREEM
SARASWATYEI NAMAHA


Acredita-se que a deusa Saraswati dota os seres humanos com os poderes do discurso, sabedoria e aprendizagem.

 

Ela tem quatro mãos que representam quatro aspectos da personalidade humana na aprendizagem: mente, inteligência, vigilância e ego: as escrituras sagradas na primeira mão e uma flor de Lótus (o símbolo do verdadeiro conhecimento) na segunda. Com as duas outras mãos ela toca a música do amor e da vida num instrumento de cordas, a cítara. Está vestida de branco (o símbolo da pureza) e desloca-se num cisne branco (que simboliza Sattwa Guna ou pureza e discriminação).

 

É considerada a mãe dos Vedas, e os cânticos que lhe são dedicados, chamados de 'Saraswati Vandana' muitas vezes começam e terminam com  lições védicas. Os quatro braços também representam os quatro Vedas, os principais livros sagrados para os Hindus. Nos Vedas, por sua vez, representam as três formas de literatura:

  • Poesia - o Rigveda contém hinos, representando a poesia.

  • Prosa - Yajur Veda contém prosa.

  • Música - Sama Veda representa a música.

  • Filosofia - Atharvaveda

 

Saraswati é também uma figura proeminente na iconografia budista como a consorte de Manjushri. O sábio e o erudito de maior importância no culto da deusa Saraswati e acredita que só ela pode conceder-lhes 'moksha', a libertação final da alma.

 

Os mantras de Saraswati são para o benefício de todos, para aumentar os seus conhecimentos, na medida em que o aumento do conhecimento é a porta de entrada para a felicidade. Diz-se que a deusa Saraswati se vier vem residir na ponta de um devoto permite-lhe falar e escrever com clareza. a valização dos Cânticos de Saraswati ajudam os alunos a clarificar os exames, aumentando sua concentração e poder de retenção de memória. Poetas, advogados, cantores, artistas, oradores, professores, etc. podem beneficiar da graça da deusa Saraswati.


 

Fonte: http://www.speakingtree.in/blog

  • Facebook