Reiki – Energia Universal

De acordo com a Associação Portuguesa de Reiki – Monte Kurama,Reiki pode ser definido como «uma terapia complementar e integrativa, onde se depreende que um tratamento é realizado através de uma técnica de contacto leve ou, ou mesmo sem contacto, do local afetado no corpo ou seguindo um processo de tratamento que visa a aplicação em várias partes do corpo, sempre respeitando a integridade do utente. Esta técnica visa realinhar o fluxo de energia vital, trazendo o equilíbrio energético ao corpo e uma sensação de bem-estar geral».

Esta terapia complementar insere-se no âmbito das Terapias e Medicinas de Campo Bio Energético, segundo o conceito do National Center for Complementary and Alternative Medicine (NCCAM ) Agência norte-americana, que tem como objetivo o esclarecimento científico das Medicinas Complementares e Alternativas.

Normalmente as pessoas quando começam a praticar ou a fazer terapia de Reiki aumentam rapidamente a sua energia vital e, consequentemente, aumentam o seu bem-estar geral, a sua qualidade de vida. Esta terapia pode ajudar também a desenvolver a sua identidade, porque a energia vital individual aumenta as possibilidades de desenvolver cada vez mais formas harmoniosas e equilibradas de expressão. Isto acontece quando os bloqueios (conscientes ou não) começam a ser eliminados. Por outro lado, o contacto regular com esta energia potencia a criatividade.

Ao nível físico esta energia relaxa o corpo. A tensão proveniente de todas as pressões externas a que está sujeito, acarreta estados de ansiedade e hostilidade e manifestam-se no plano físico. Com o relaxamento verifica-se o aumento do metabolismo, pois a energia flui mais naturalmente pelo corpo, revitalizando-o. A energia vital acelera os processos de desintoxicação e elimina resíduos antigos, ao mesmo tempo que impede a acumulação de novos. Assim, o corpo vai abrindo-se cada vez mais a esta energia e, consequentemente, a relaxar ainda mais.

O processo de purificação dos canais subtis e orgânicos aumenta a capacidade de resposta do nosso corpo aos estímulos do meio ambiente, assim, os mecanismos de proteção, quer ao nível físico quer ao nível psicológico são melhorados.

 

Benefícios

O efeito do Reiki é o de aumentar a capacidade autocurativa do paciente, que pode ocorrer de diversas formas, entre as quais:

  • Produzir um profundo estado de relaxamento, o que pode conduzir ao alívio do stress

  • Aumentar as defesas do corpo de modo a que ajude a superar, por exemplo, uma infeção, estimulando o seu sistema imunológico

  • Aliviar estados de depressão e cansaço

  • Eliminar ou reduzir os efeitos secundários de fármacos, sobretudo da quimioterapia e, por outro lado, potenciar o efeito benéfico dos fármacos quando a resposta  umo tratamento não está a ser a desejada

  • Acelerar a eliminação de toxinas da anestesia e fármacos empregues

  • Reduzir a ansiedade antes de uma intervenção cirúrgica ou química e aumentar a capacidade de recuperação depois da mesma

  • Desintoxicar o corpo

  • Dissolver bloqueios energéticos

  • Fornecer a energia vital de cura

  • Aumentar a frequência vibratória do corpo

 

Tratamento

  • Esta terapia é realizada através de um toque suave ou a uma curta distância do corpo do paciente, seguindo um rigoroso código de ética, sendo transmitida a “Energia Universal” (Reiki) para as zonas mais necessitadas da pessoa. 

  • Pode ser aplicado ao paciente estando ele sentado ou deitado, sempre com a roupa vestida

  • O praticante passa as suas mãos sobre o paciente em determinadas posições, sem exercer pressão ou manipulação de algum tipo

  • O praticante pode pousar as suas mãos em pontos que o paciente peça, caso tenha dores mas seguindo um rigoroso código de ética

  •  A duração das sessões pode variar dependendo das necessidades do paciente.

Terapeuta

Mestre/formador e Terapeuta de Reiki (Sistema Usui Shiki Ryoho) , inscrita na Associação Portuguesa de Reiki - Monte Kurama ( APR-002835-PT)

 

 

A terapia de Reiki é uma terapia complementar, ou seja, trabalha em conjunto com todas as Medicinas e outras Terapias, nunca invalidando ou substituindo qualquer uma delas.

 

 

 

Fontes:

Associação Portuguesa de Reiki - Monte Kurama

Lübeck, Walter «Manual de Reiki - Um guia completo para a prática de Reiki», Editora Pergaminho, 2013 

 

  • Facebook